quarta-feira, 1 de julho de 2009


Participar da atividade de alfabetização mediada pela a professora Geovana Cristina Zem,foi uma experiência muito rica pois me trouxe abordagens relevantes sobre o processo pelo qual os alunos passam para adiquirir a base alfabética,é de fundamental importância, pois facilita compreender como se aprende a ler e escrever e quais as concepções que permeiam o processo de ensino e aprndizagem,possibilitando assim um olhar crítico a minha prática pedagógica.
Foi com essa expectativa de busca de ampliar meus conceitos sobre a diferença entre alfabetização e letramento que me sentir inintisgada a fazer parte da atividade.
sou professora alfabetizadora,leciono na Escola Municipal
Tenente Wilson Marques Moitinho, em uma turma do 1º ano composto por 28 alunos, com hipóteses de leitura e escrita heterogênea.
O que me deixa angustiada com muitas indagações, como promover uma aprendizagem significativa a todos os alunos diante a diversidades de saberes e não saberes? E como acompanhar o preciso individual de cada um,sem deixar nenhum parado no caminho?
Sei também que o ponto de partida é um diagnóstico para mapear os conhecimentos prévios da turma ,pois só assim torna-se possível propor ativar desafiadoras respeitando o processo de cada um, não é uma tarefa facial,trabalhar com agrupamento é complicado pois a turma grande não da para entender á todos.

Nenhum comentário: