sábado, 20 de setembro de 2008

Comunidades Virtuais

Segundo (Rógeres) a característica essencial de partilha de responsabilidade na aprendizagem, no seio da comunidade,promove a diistribuição de conhecimento entre os membros do grupo e a utilização de conhecimento e compêtencia individuais no crescimento dos percursos de aprendizagem da própria comunidade.
Pensando nisso nos ambientes colaborativos,o professor não é detentor dos saberes a aprendizagem acontece através de trocas,interações,aluno professor,professor aluno possibilitando construir e ampliar conhecimento, é um processo celetivo valorizando saberes individuais e enriquecimento e reconhecimento muito das pessoas,é um elo de ligação,todos tem que contribuir com todos.

3 comentários:

Maria Leide disse...

QUANDO VOCE FALA DAS ATIVIDADES COLABORATIVAS E DO PROFESSOR COMO NAO SENDO DETENTOR DO SABER, PERCEBO A LIGAÇÃO COM AS COMUNIDADES VIRTUAIS, POIS NELAS TODOS ESTAMOS APRENDENDO POR INTERAÇÃO E NINGUEM É DONO DO SABER AQUI.

Bonilla disse...

Olá Janete,
Quem é Rógeres? de onde vc retirou essa idéia? Lembre-se que para utilizar a idéia de algum autor, é necessário referenciá-lo adequadamente, indicando a obra de onde retirou a citação.
Também, solicitamos uma reflexão que apontasse os pontos comuns entre todos os textos lidos. Não percebi isso em tua reflexão.
Ouse mais, reflita, escreva, se posicione, mostre o que está pensando e o que traz dos textos para o processo formativo, teu e de todos nós.
bj

Sule disse...

Oi querida Janete!Tudo bem??
Estamos aqui de volta para acompanhar as produções de vocês no blog. E então, percebo que os pontos colocados por Bonilla no comentário anterior permence sem alteração na tua reflexão!
Querida! Iremos insistir nessa tecla sempre... É importante para tua formação começar a articular teus estudos, os autores e as reflexões. Enquanto Professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco de longe, não temos como evidenciar se os textos foram estudados, lidos se eles não estiverem expresso em tuas produções. E isso não se resume em apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que Janete entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a viver!
Bjinhos
Sule